quinta-feira, 12 de julho de 2012

Streetwear - Holdback agora na loja virtual UOT


Antes de falarmos da Holdback, vamos contar um pouco de história.

Foi no princípio dos anos 1960, na Califórnia, em plena crista da onda do surf, praia e a curtição total sobre uma prancha, mas eles queriam fazer das pranchas um divertimento também nas ruas, numa época de marés baixas e seca na região. Inicialmente, o novo esporte foi chamado de sidewalk surfSim, estamos falando dos primórdios do Skate.
O skate era muito primitivo, não possuía nose e nem tail, era apenas uma tabua e quatro rodinhas. O crescimento do esporte se deu de uma maneira tão grande que muitos dos jovens da época adotaram ao esporte agora chamado skate, surgindo, assim, os primeiros skatistas da época. Era um tempo onde o free style dominava, os skatistas usavam e abusavam das manobras.

Em 1963 chegaram os shapes industrializados, de madeira ou de fibra, com eixos específicos e rodas de porcelana ou borracha.

A loja Makaha (EUA) vendeu o primeiro skate que se tem notícia.
O skate chegou ao Brasil por volta de 1965. Os primeiros skates brasileiros eram feitos com rodinhas de patins ou de ferro. Não existiam regras, sendo no início considerado apenas como lazer e não como uma prática esportiva.

Em 1974 foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro de Skate. O evento foi disputado no Clube Federal do Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano foi inaugurada a primeira pista no Brasil.

Por volta de 1975/76º, o longboard teve seu grande impulso na primeira retomada do skateboard na América, antes da explosão das skateparks (76 a 79). Nessa época, sentir a sensação de vento na cara era a melhor coisa, puro surfstyle! Além das grandes ladeiras da costa oeste norte-americana, os reservatórios de água também eram uma ótima pedida para dropar e subir pelas paredes, sempre no classic style. Na segunda metade da década passada, o long começava a dar sinais de vida por aqui, impulsionada principalmente pela galera das antigas e pelos surfers.

Bem, isso tudo é história e ficaríamos aqui por página e páginas para contar tudo, mas toda tribo tem um estilo e o Streetwear é a moda da rua, literalmente. Basta andar um pouco por aí e perceber o que as pessoas estão usando, como interpretam as tendências que são lançadas pelos estilistas e pela grifes. Isso é streetwear. No início eram os estilistas que influenciavam a moda das ruas, mas hoje essa relação mudou e o que já se vê é a influência das ruas nas coleções.

Quem começou essa onda foram os skatistas, há quase 20 anos, quando Brad Dorfman criou roupas para skatistas, surgindo a grife Vision Streetwear.


O streetwear tem o olhar voltado para a rua, para comportamentos e atitudes das massas. É o desejo do exclusivo, da criação de cada um, de impor seu estilo e sua marca pessoal.   


Do inglês street (rua) wear (usar). Termo usado para determinar o estilo jovem do final do século XX, com conceitos irreverentes e inovadores

A UOT nasceu em razão do SurfStyle nos idos de 1986, e em 2011 lançou a HOLDBACK, marca Streetwear by UOT com toda a sua experiência em design e tecnologia adquirida ao longo desses 25 anos para atender àqueles que praticam ou curtem as manobras sobre pranchas com rodinhas e o vento na cara, ou simplesmente gostam de se vestir de maneira confortável, prática e moderna.

 

Holdback pode ser adquirida em nossas lojas fisicas por todo o país e também através da nossa loja virtual.

Nenhum comentário: